É difícil definir a palavra gênio, porém é muito fácil reconhecer um e Frank Frazetta foi uma das poucas pessoas merecedoras desse título. Nascido em 9 de fevereiro de 1928 e que veio falecer hoje (10 de maio de 2010) aos 82 anos. Mas prefiro acreditar que um grande homem não pode ser definido por sua morte e sim pelo seus feitos em vida . Assim escreverei brevemente sobre sua vida e suas obras.
Frazetta, para quem não o conhece, foi um ilustrador estadunidense, criado no Brooklyn, NY. Mais conhecido por suas obras de ficção científica e arte fantástica é notável principalmente por seu trabalho com em histórias em quadrinhos, especialmente Conan.
Seus estudos começaram cedo, já aos 8 anos entrou na Brooklyn Academy of Fine Arts tendo Michael Falanga, um artista plástico italiano, como seu tutor pelos próximos até sua morte oito anos depois.
Então com 16 anos teve início a carreira deste grande artista com uma ascensão meteórica inicialmente ilustrou HQs de varios gêneros com velho oeste, fantasia e mistério (mas isso eu deixarei para outras postagens). Contudo antecipo que sua interpretação dvisual de Conan redefiniu o gênero de histórias “A Espada e o Feiticeiro”.
Suas principais obras comerciais foram feitas em tinta óleo, mas também usou outros materiais como aquarela e lápis para ilustrar. Certamente o que mais impressiona é sua imaginação para desenvolver suas obras, Frank Frazetta não utilizava imagens de referência para suas criações, absolutamente derivava de sua imaginação.
Desculpe qualquer erro de português ou repetição de palavras desnecessárias mas redigir esse texto foi muito difícil para mim dado o momento trágico para nós amantes da obra deste grande homem que nos deixa inspirado com seu trabalho.
"Obs: esse texto foi redigido no dia 10,mas devido algumas adversidades so pode ser postado no dia 11 de maio"
Perfect cara, esse era o Mestre!!!
ResponderExcluirOs Herois morrem...o comum dos mortais tem como sina seguir vivendo.
ResponderExcluir